segunda-feira, 19 de setembro de 2005

MEDICAMENTOS GENÉRICOS MAIS CAROS?

A Associação Nacional de Farmácias diz que doentes estão a pagar mais pelos genéricos
O presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF), João Cordeiro, vai fazer hoje um apelo ao ministro da Saúde para que clarifique "a confusão gerada entre os doentes sobre os preços dos medicamentos". Em conferência de imprensa, Cordeiro vai apresentar um estudo que dá conta que os doentes estão a pagar mais pelos medicamentos genéricos. A tomada de posição do líder da ANF acontece depois de, nos últimos dias, terem entrado em vigor dois diplomas que alteraram as regras de comparticipação e estabeleceram a descida de seis por cento dos preços dos medicamentos subsidiados pelo Estado.
Para provar que algumas das alterações vão ter um impacte negativo no bolso dos portugueses, João Cordeiro vai apresentar um estudo segundo o qual o fim da majoração de dez por cento na comparticipação dos genéricos custará "mais 4,2 milhões de euros", por trimestre, aos utentes.
Os genéricos tinham até agora uma comparticipação acrescida em 10 por cento, para estimular o seu consumo. A alteração das regras de comparticipação - que entrou em vigor no passado dia 10 - implicou o fim deste apoio.
(Para ler mais, clique PÚBLICO)

Sem comentários:

Enviar um comentário