terça-feira, 28 de junho de 2005

Um artigo de Alexandre Cruz, do CUFC

Univer(sal)idades
Um farol de referência 1. O farol da Barra recebe visitas (informações 234 397 230). Visitas organizadas, individuais ou colectivas. Com a imponência dos seus 62 metros de altura, o nosso, faz a diferença entre os 50 faróis em território nacional. Este museu vivo da história da navegação, farol das gentes aveirenses, relembra as histórias do século XVIII, época dos primeiros faróis nacionais. Mas foi por fins do século XIX, ano de 1893, que este ponto de referência da aproximação à costa teve a sua conclusão. É o mais alto de Portugal, com um alcance de 20 milhas do sinal luminoso. Do seu topo, depois de subir os cerca de 300 degraus, avistam-se os braços da Ria, o encanto da imensidão do mar, o dourado sol que tanto nos contagia… Podem existir todos os sistemas modernos de proximidade, o radar, GPS,…mas o farol é o farol da Barra de Aveiro! Está sempre ali a comunicar novos horizontes ao Portugal que precisa de subir a confiança! 2. Temos vivido dias desastrosos. Não vamos falar do preço do barril do petróleo e suas implicações da nossa debilidade económica com efeitos em mais debilidade social. Referimo-nos a acidentes que, sendo evitáveis alguns deles, vão assinalando o panorama noticioso. Também não falamos de questões orçamentais mal rectificadas, números gigantes que perturbam a condução da vida de cada vez mais famílias portuguesas. Referimo-nos às condições habituais que, dia-a-dia, como que sem dar por isso, o viver em perigo já se tornara rotina até ao dia em que a tragédia acontece. Os maus hábitos daquele “vai-se andando” nacional em que… Avioneta a colidir com carro em pista de aterragem onde há mais de setenta anos passa estrada de automóveis (caso Espinho)?! Ponte de estrada entre Penacova e Coimbra, onde após detectadas graves lacunas há um ano, põe-se uns andaimes, um sinal de proibição de mais de 10 toneladas e… todos os dias passam carros, autocarros, camiões… até ao dia em que…e passado dois meses da tragédia então já haverá nova ponte?! E para ajudar à festa, depois, nas horas da tormenta e de apurar responsabilidades, o “lavar das mãos” até à culpa que morre solteira que cria predisposição para um “ir andando” até esquecer o caso…é processo normal a seguir. Somos mesmo assim!? Está no nosso código genético este “desenrasca” que faz de nós na Europa, incomparavelmente, por exemplo, o país com mais acidentes de trabalho? Será talvez preciso implementar um estilo cultural onde cada cidadão re-pare na estrada, semáforo, ponte, aeroporto,…até ao mais simples papel do chão que terá de ser ecologicamente apanhado para construir e viver o gosto de fazer da vida social a casa de cada um. É preciso acreditar, a educação é o precioso tesouro!

Portugal precisa de um farol

3. Pontualidade. Há dias um cidadão comum partilhava em jornal nacional o tempo perdido em tribunal de justiça, e faz a clara apologia da pontualidade. Dirá o actor cómico que estamos habituados, sempre foi assim, em diversos sítios! Esta será matéria que exigirá sempre muita sensibilidade e tolerância para compreender, mas ao mesmo tempo toda a determinação para todos constatarmos que em Portugal (porventura) já perdemos muito tempo num vaguear cultural do “pr’á’qui’stamos!” Se tempo é oportunidades e possibilidades (não dizemos “time is Money”, pois isso seria a visão economicista que é sempre menor), quantas nos terão fugido pelo arrastar, atrasado, sem motivação? Para que o comboio não passe e nós a ficarmos em terra, a apologia do rigor na pontualidade talvez seja oportuníssimo desafio cívico…. São as pequenas coisas que constroem a vida! Até porque pontualidade é motivação! Se a crise (de que importa falar só “qb” para que as pessoas todos os dias se levantarem com uma luz de esperança) tem sido nossa companhia de anos a fio, em que nos perguntávamos “como vamos sair desta”, talvez este seja mesmo o tempo de sabermos criar o (humilde) consenso em matérias fundantes de um país. Não haverá incentivos de inovação ou tecnologias que resistam sem alicerces estruturais e reformistas que consigam criar noções de sustentabilidade à distância de 20 anos. O nosso problema não serão os casos isolados, pois aí temos grandes génios, algumas empresas, o problema é o todo, a massa colectiva, os elos comuns inexistentes. Talvez, com um farol de referência colectivo, a motivação seja capaz de afastar o pessimismo, transformado em conceito de “depressão” pela comunicação social (logo um passo fundamental será começando por falar menos deste sentido negativo, até evitando sondagens desta ordem). Que queremos para o futuro? Como lá chegar? Se o caminho é sofrido (como a exigência dos degraus para chegar ao topo do farol da Barra), o que importa é saber que a paisagem será melhor! Que o caminho duro que Portugal terá de atravessar não seja, isso sim, sofrer por sofrer para ficar tudo na mesma, mas que exista um horizonte. Este só no consenso possível entre “todos”, em que esteja ou venha quem vier o rumo continua. Portugal precisa de um farol (que não seja o futebol), uma ideia clara que refresque, congregue energias e estimule a esperança colectiva no preparar das gerações futuras! Uma luminosidade de atenção, educação, prevenção em cada metro quadrado da terra lusa!

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