segunda-feira, 28 de fevereiro de 2005

Apostolado do Mar em encontro ibérico


Clube Stella Maris de Aveiro, na Gafanha da Nazaré

Está a decorrer, desde hoje até 2 de Março, no clube "Stella Maris" de Leça da Palmeira (Matosinhos), o III Encontro Ibero-Francês do Apostolado do Mar, subordinado ao tema "Educar a afectividade da família do mar". Esta iniciativa tem por finalidade partilhar e reflectir a vivência da religiosidade popular, no contexto marítimo português. 
Devoções, procissões, ex-votos, arte popular, tradições a cair em desuso, registos e superstições, de tudo se falará um pouco neste encontro. Certamente não serão esquecidas, também, as novas realidades ligadas às pescas, impostas pela UE, que muito têm afectado as zonas piscatórias e as suas gentes, com as quais se tem preocupado o Apostolado do Mar, em especial através dos clubes "Stella Maris". 
Os encontros anteriores tiveram lugar em Orense (Espanha), em 2003, e em Bayonne (França), em 2004. Uma delegação do Apostolado do Mar da Diocese de Aveiro participará, amanhã, no III Encontro Ibero-Francês, do qual daremos nota das conclusões que sobressaírem no final dos trabalhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário